Como funciona a EFT – Amígdala e Dr. Feinstein
Vou falar hoje sobre como funciona a EFT.
São técnicas reconhecidas a nível mundial na eficácia para reduzir e a neutralizar, em minutos, stress, ansiedade, medos entre outras situações emocionais negativas.
É bem conhecido como prejudicam a saúde, bem estar e vida profissional.
Muitas pessoas consideram estranho como as Técnicas de Libertação Emocional conseguem, em minutos, libertar a pessoa de dores, traumas diversos, fobias e outros problemas emocionais.
Profissionais de Coaching e de terapias, em várias áreas, procuram a Eft. Com resultados surpreendentes. Alguns deles meus alunos com muita honra.
As técnicas inovadoras e simples, como a EFT, servem para ajudar a tratar de questões financeiras, da saúde física, bem estar e realização pessoal e profissional.
Estou aqui para ajudar a que possa ter mais conhecimento que enriqueça a sua vida.
Os resultados surpreendentes com a Eft são bem reais em mais de 20 países desde 1979, data em que foi desenvolvida por Gary Craig, o Fundador.
Hoje vou explicar um pouco do funcionamento da Eft partilhando conhecimento científico de uma das maiores autoridades mundiais em Psicologia Energética o Dr. David Feinstein.
Levantando um dos véus
Normalmente não estamos habituados a dar atenção aos sinais que o nosso corpo nos envia.
o que vivemos e sentimos é resultado da forma como usamos a mente e o coração no campo das emoções e pensamentos recorrentes.
São milhares e milhares de pensamentos e estados emocionais que mudam durante o dia.
O corre corre das tarefas do dia faz com que viva distraído/a na mente externa e nos factores que afetam o seu bem estar.
sentir-se como uma vítima da vida e na incapacidade interior de realizar mudanças maiores na sua vida. Tudo isso pode mudar.
A falta de ouvir o corpo leva a que apenas estejamos focados no exterior e nos efeitos e não procuremos as causas.
que tudo o que acontece é devido a acontecimentos que vêm de fora e ainda temos dificuldade em lidar com isso. E reconhecer o seu poder criador interno.
Ao realizar um trabalho de cura interior, começando com a Eft, você alarga horizontes sobre si e abre-se a possibilidades infinitas de novas e melhores experiências de vida.
Mais auto conhecimento e abertura para desenvolvimento pessoal superior.
Sobre o funcionamento da mente e sistema emocional.
Mesmo para quem já tenha experiência de analisar as suas emoções e procurar as razões dos seus problemas,.
Eu passei por esse processo durante anos. Por isso sei como pode ser difícil sem um meio de resolver certas questões emocionais e o seu efeito na vida física e em tudo, em geral. Como lidar com o problema?
Como eliminar, naquele momento, os medos, o stress, a ansiedade, poder dormir melhor, ter mais foco, alcançar as suas metas, realizar os seus sonhos?
A verdade é que a nossa ligação a nosso Eu Superior, criador de toda saúde, abundância e felicidade fica bloqueado com tantas crenças limitantes que temos absorvido ao longo do tempo.
Muitas vivências do passado escondidas no mais íntimo do seu ser.
E, quando surge alguma situação de stress maior disparam os gatilhos emocionais.
E aí surge o stress, o pânico, o bloqueio que não deixa andar em frente. Vamos ver como superar?
Continue a ler para saber
O que o Dr David Feinstein fala sobre o assunto.
Como mostra a imagem acima, a amígdala que gere as reações de stress.
Ela dispara e lá vêm pensamentos negativos, emoções negativas. associadas. Somatizando todo o tipo de problemas na saúde e vida financeira.
E você sente aquele bloqueio sem conseguir andar em frente.
Para obter os melhores resultados na libertação destas situações sabotadoras de vida é bom conhecer como funciona a EFT e saber aplicar todas as Técnicas que engloba.
O DR. David Feinstein é pioneiro em Psicologia Energética nos Estados Unidos.
de mais de 80 livros com Donna Eden e Gary Craig traz-nos um conhecimento valioso sobre a Psicologia Energética e os seus estudos científicos.
Eu hoje vou partilhar consigo sobre o funcionamento da amígdala. Ela tem um papel importante no funcionamento da EFT.
Como funciona a EFT e a ação na Amígdala
“O cérebro tem em si mais ou menos cem biliões de neurónios que se conectam ELETROQUIMICAMENTE, estes neurónios controlam cada movimento, sentimento ou pensamento que temos.
pontos de acupuntura carregam em si uma grande concentração de receptores. São sensitivos a estimulação mecânica, e, certos pontos, quando estimulados enviam sinais diretamente para áreas do cérebro ligadas a emoções.
Um estudo usando Ressonância Magnética demonstrou que estimulando certos pontos na pele, não somente muda as atividades do cérebro, mas também desativa áreas que estão envolvidas com o medo e a dor.
Certos pontos também liberam serotonina, um neurotransmissor que se não for produzido o suficiente é associado com depressão, ansiedade e vícios — The Promise of Energy Psychology. David Feinstein.
No livro The Promise of Energy Psychology, David Feintein, cita que pelo menos 360 acupontos (pontos de acupuntura) distribuídos pelos meridianos.
Uma tradução mais acurada do que pontos seria buracos (hollow) e porque os pontos de acupuntura trazem em si uma menor resistência eléctrica.
São chamados de janelas abertas para nosso corpo energético.
Em 2012 David Feinstein participou no Tapping World Summit (também em 2015) e procurei fazer uma tradução da sua entrevista. Adiciono também algumas considerações minhas.
Estudos científicos
Baseado em estudos feitos na Universidade de Harvard, usando a ressonância magnética para investigar o que acontecia no cérebro quando estimulado através dos pontos de acupuntura.
Foi constatado que, quando certos pontos são estimulados, ocorre diminuição da resposta da amígdala.
Quando uma pessoa sofre de algum transtorno de ansiedade, inclui também Transtorno do Pânico, TSPT (Transtorno de Stress Pós-Traumático).
É muito comum em diversas situações, nos traumas de guerra, ou outras situações que ocorrem de forma súbita na vida.
A ansiedade, pânico ou o stress produzido por determinados eventos, faz com que a amígdala — que é a parte do cérebro que detecta perigo e stress (veja o ponto indicado na foto acima) — fique ligada no nível máximo.
Para fazer uma comparação, seria como estar num carro parado, mas com o pé carregado no acelerador a fundo.
A pessoa de facto já não está em perigo, mas acontece uma interpretação errada da amígdala.
Isto porque o nosso subconsciente não reconhece tempo, nem espaço, nem gosto, etc.
Para todos os efeitos é como se a pessoa continuasse a viver continuamente aquela situação pensando nela de forma consciente ou não.
O cérebro liga o “alarme de emergência” para proteção, levando a pessoa a ficar constantemente a sentir a sensação de perigo.
Particularmente se a mente identifica uma ocorrência que tenha parecenças com o ocorrido, ou que faça lembrar.
Aí dispara o gatilho emocional e liberta substâncias químicas idênticas, o que intoxica o organismo.
Por outro lado, os gatilhos emocionais fazem com que a pessoa tenha subitamente o mesmo comportamento e as mesmas sensações que experimentaria se estivesse em perigo mortal.
Isto pode acontecer por várias razões, mas o facto é que a pessoa concentra toda a sua atenção no que está a acontecer e não consegue pensar em mais nada!
Urge mudar esse foco dos pensamentos.
Podemos analisar a situação de uma pessoa que esteve na guerra e que quando ouve uma bombinha de carnaval a explodir ou um estouro de um pneu, é como se ela estivesse de volta ao local.
É como se a memória o levasse de volta à guerra, é um “flash back”.
O seu cérebro tem uma reação automática o que produz os efeitos fisiológicos imediatos no corpo e ele usará todos os recursos que tiver para salvar sua vida.
Esta reação é conhecida como Resposta de Emergência e ela é mais rápida do que o pensamento, nestes segundos deve haver uma decisão entre ficar e lutar ou fugir.
O que acontece enquanto aplicamos a EFT é que levamos o cliente a recriar mentalmente o trauma ou memória, de forma confortável possível.
Isso faz com que a amígdala se prepare para dar uma resposta ao stress.
Isso leva o cérebro a vivenciar de forma muito parecida à situação em que ele estava na época do trauma ou evento doloroso, num nível menor, mas em situação quase idêntica.
Enquanto o corpo (mente e cérebro) permanece nesse estado de stress, estimulamos através de pequenas batidas, ou tapping, determinados pontos de acupunctura.
Eles enviam sinais ao cérebro para que relaxe. Descobre que nada daquilo é real agora e pode ficar em segurança.
A resposta para o problema de stress
Diversos estudos comprovaram que a EFT, diminui a resposta ao stress, processo fundamental para o desenvolvimento da saúde inclusive da prevenção.
Também desativa áreas do cérebro que estão envolvidas com medo e dor.
Além de causar a libertação de serotonina, um neurotransmissor que, se não estiver presente no cérebro em quantidade suficiente é associada com depressão, ansiedade e dependência química.
Assim o cérebro recebe mensagens opostas. De um lado a memória ou imagem do evento faz com que a amígdala aumente a resposta ao stress.
De outro lado o “tapping” (EFT) diminui essa resposta do número de ligações neurais entre a imagem e a resposta de emergência.
Passa a ter consciência do momento presente. Vive mais no Agora. Criar poder e inteligência Emocional mais coerentes para fazer face aos desafios da vida.
Precisa fazer EFT por muito tempo?
Depende de pessoa para pessoa. Dos seus programas mentais e crenças. Para além dos aspetos, que podem ser bastantes que precisam ser tratados.
Em cada aspeto a ser tratado, com a Eft, resposta Fuga ou Luta, não consegue durar muitos minutos.
Esta resposta é muito importante, pois, um segundo pode fazer diferença entre vida e morte. Entre o desequilíbrio e o bem estar e alinhamento no Bem.
Então é uma resposta automática do cérebro. que você pode controlar com ajuda da Eft.
Porém, como referi acima depende de cada caso.
O cérebro, ao lidar com essas mensagens opostas, faz com que a resposta que diminui o estímulo stressante comece a predominar.
E a pessoa continua a imaginar o evento, mas a resposta stressante não ocorre mais.
Da próxima vez que ela estiver na situação que a fazia lembrar do trauma original, passa a não existir a resposta biológica.
A pessoa pode ter a lembrança, mas não vai haver a resposta fisiológica.
Nem tem mais desconforto emocional. A vida flui de forma mais equilibrada.
A paz e o Bem-Estar instalam-se e o corpo e a sua mente encontram caminhos para o restabelecimento integral.
Dessa forma, você permite que outras partes do cérebro se envolvam e processem a lembrança e lhe deem um novo significado.
Procede-se também a limpeza celular nesse momento.
Essa é a razão pela qual muitas pessoas não conseguem sair de traumas somente com algumas terapias convencionais.
Apenas uma conversa sobre o assunto não cria condições de tocar (mudar) este nível de resposta física do corpo, mas quando você tem uma ferramenta como a EFT você começa´ter luz e libertação na questão.
Mesmo com algumas aplicações começa a limpar o topo do icebergue.
Rapidamente intervém com esse nível de profundidade no cérebro. Estamos mudando as conexões. Isto é comprovado a nível científico. Chama-se NEUROPLASTICIDADE.
O enigma da libertação emocional
Também importante observar, e analisei por experiência pessoal, que quando falamos de algum assunto desconfortável, mas não limpamos na hora em que falamos, muitas vezes o problema agrava-se.
Embora a pessoa sinta algum alívio porque desabafou, o problema continua e muitas vezes intensifica, pois, está a ser reforçado por estar a “puxar” o assunto sem limpá-lo. Fica mais forte.
Com técnicas adequadas de reprogramação a mente aprende novos caminhos.
Esse processo tem o nome de neuroplasticidade, querendo dizer que o cérebro pode mudar de maneiras que não acreditávamos que fosse possível há dez anos, por exemplo.
Ao usarmos a EFT, teremos muito mais possibilidades para intervenções simples e sem medicamentos nem cirurgias, de conseguir mudar e melhorar o cérebro.
Existem atualmente alguns estudos para determinar quais as melhores técnicas que ajudam nessa neuroplasticidade. A EFT está entre as quatro estudadas.
Anulando a resposta de stress e medo
Esta Técnica consegue desfazer a ligação entre o pensamento e a resposta causada pelo medo, ansiedade ou outra reação. Para se libertar do trauma.
Daí a rápida recuperação. Dependendo de pessoa para pessoa. Com um curso, acompanhado por um profissional de EFT, pode conseguir com segurança alcançar os melhores resultados.
O alívio começa a ser sentido em minutos, mas o corpo leva 21 dias a adaptar-se a cada mudança. Por outro lado, pode variar o número de sessões necessárias porque cada caso é um caso.
Importante é o aprendizado para ser independente e poder realizar o seu trabalho de limpeza emocional e energética diário até à resolução do problema.
Assim você poderá também alargar horizontes para um desenvolvimento maior de si mesmo.
Ao libertar do trauma a pessoa fica mais feliz, mais segura na vida, no mundo e isso acontece porque temos um mecanismo programado dentro de nós para nos fazer sentir mais felizes.
O normal da vida é a saúde plena, abundância, confiança, segurança.
Sermos felizes e saudáveis é o estado normal de cada pessoa.
Existe dentro de nós uma força que quer curar a parte que foi agredida e continua machucada.
Esse mecanismo leva-nos a repetir o evento suprimido ou não resolvido e esse evento não curado tende a reaparecer em sonhos, em flashes back.
Temos um radar extraordinário que nos faz recriar experiências da infância que não foram processadas, entre outras.
vez curadas não existe mais a necessidade de serem revividas, pois, perderam a sua energia e o seu poder.
EFT tem uma flexibilidade que outras técnicas não têm: você pode bater em alguns pontos; se não der certo, pode mudar os pontos, a maneira como o problema é abordado, mudar a sequência.
Portanto, a EFT ajuda, comprovadamente por todos os que a praticam e pelos testes laboratoriais e clínicos, a conduzir o corpo a um reequilíbrio energético e emocional.
Bibliografia: Feinstein, David. The Promise of Energy Psychology.
Faço votos de um dia cheio de paz e Bem-Estar na sua vida.
Se gostou partilhe este conhecimento, pois outras pessoas irão agradecer.
Até ao próximo post!
1 Comentário